Com a “Liga Portuguesa de Overwatch”, conhecida como Overwatch Hyped Series, a aproximar-se senti que era a altura perfeita para bater 2 dedos de conversa com um dos membros fundadores da Hyped.at. Valter Gomes, ou Shootsgud, tem sido fundamental na evolução da comunidade portuguesa de Overwatch e sendo um dos criadores desta liga era a pessoa ideal para conversar sobre este assunto. Por isso, como até estava um sol de primavera bem simpático,  convidei-o para ir tomar um café no Bliss Bar e fazer-lhe umas perguntas sobre a liga que se aproxima .

Eu : Overwatch desde que foi lançado à menos de um ano tem sido um fenómeno quer nacional quer mundial. Têm já existido algumas competições nacionais de algum relevo, como o OMEN FNAC OVERWATCH CHALENGE#2 , porque é que vemos agora o nascimento desta liga ?

Shootsgud : A Liga surge com a falta de competição regular na comunidade, esperando com esta manter a comunidade ativa entre torneios que possam surgir.

 

Eu : Sim ,mas porque é que só agora é que a liga foi lançada ?

Shootsgud : Já desde Setembro que ando com a vontade de querer lançar a liga, mas fui adiando porque se falava que “vinha algo” de outras entidades. Até à data, nada. Por isso decidi avançar com a liga junto com o projeto Hyped.
O único desafio neste momento é a falta de tempo face aos inúmeros projectos adjacentes à liga, mais concretamente projectos da Hyped. De resto, tudo se faz, basta querer.

 

Eu : Como referi já tivemos varias competições nacionais de Overwatch em menos de um ano. No meio de tanta competição porque achas que a liga vai ter impacto na comunidade ?

Shootsgud : Acredito que vá fazer diferença, quanto mais não seja, irá criar competitividade entre as equipas, treinos, manter as mesmas ativas e vontade de continuar neste jogo.

 

Eu: As ligas têm muitas vezes problemas com as desistências das equipas, principalmente nas divisões inferiores. Como é que planeiam motivar os jogadores a manterem-se até ao final ?

Shootsgud : Isso é algo que fica um bocado fora do nosso alcance. Cada equipa/capitão terá de ser responsável por se querer manter ativo e a participar na liga, de forma a que esta possa crescer e quem sabe futuramente oferecer mais prémios a quem participa.

 

Eu : Muitos acreditam que as competições vivem dos seus prémios e para se ter bons prémios precisa-se de ter bons patrocinadores. Esta liga está prestes a arrancar e ainda não tem patrocinador ou prémios anunciados. Isto era o que já estava planeado ?

Shootsgud :Com esta “Season 0”, esperamos testar a adesão por parte da comunidade e ver como corre, dai estarmos a lançar a mesma sem Prize Pool, mas isto também pode alterar durante a Season e podem aparecer patrocinadores interessados em apoiar o protejo e dai, resultar em Prize Pool já para esta Season 0. A procura por patrocinadores vai começar realmente com o inicio da liga, quando começarmos a ter números para apresentar. Para já, temos um ficheiro de apresentação muito interessante de todos os projectos que envolvem a Hyped para lhes apresentar.

 

Eu: Grande parte do vosso staff tem experiência na criação de torneios, mas uma liga é um desafio bastante diferente. Acreditas que vocês vão ser capazes de dar conta do recado ?

Shootsgud : Sabemos o trabalho que vai dar e estamos mais do que preparados! Penso que o background que temos com outros jogos ou comunidades, o empenho, a força de vontade e o “querer fazer acontecer” é mais do que suficiente para sermos a equipa certa para isto.

 

Eu: A criação de uma liga normalmente significa a oportunidade para o aparecimento de novos streamers. Pretendem recrutar mais streamers para a Hyped ?

Shootsgud : De momento não. Não vemos necessidade de espalhar uma comunidade já “pequena” por várias streams e dividir os números que precisamos de mostrar a futuros patrocinadores. Se algum dia a liga crescer como esperamos, sim.

 

Eu: No vosso website pode-se ler que a liga terá 2 divisões com 12 equipas sendo que  4 equipas serão convidadas. Isto quer dizer que só restam 2 lugares disponíveis na primeira divisão ou serão 2 equipas convidadas para cada divisão?

Shootsgud : As equipas convidadas são as equipas que participaram e se apuraram para o último OMEN Fnac Overwatch Challenge. Para a 2ª divisão não há equipas convidadas, mas sim um qualificador online. O qualificador vai ser realizado já nesta 6ª feira e Sábado, dias 24 e 25.

 

Eu: Algumas pessoas certamente não irão ficar contentes com o facto de restarem tão poucas vagas para a primeira divisão. O que vos motivou  a terem equipas convidadas ?

Shootsgud : Dar o devido valor às mesmas pelo esforço num último torneio que tenha decorrido na comunidade, colocar logo grandes nomes na 1ª divisão e incentivar a participação, treino e luta por um lugar na liga às restantes.

 

Eu: E em relação da estrutura da liga em si, o que é que nos podes contar ?

Shootsgud : O formato da liga e estrutura é muito simples. 2 divisões, 12 equipas , 6 em cada divisão. Dentro da mesma divisão, as equipas jogam entre si 2 vezes .Um jogo em casa e outro fora, como no futebol. A equipa da “casa” escolhe o mapa, a organização define 1 mapa por semana, para que com isto, se vejam outros maps a serem jogados e não sempre os mesmos. Serão 2 jogos por dia, 2 dias por semana a serem streamados, os restantes jogos podem ser jogados e marcados entre as equipas durante essa semana.


Eu: Isto é uma liga nacional, no entanto em vários outros jogos é possivel a inscrição de jogadores estrangeiros, é possivel fazer o mesmo nesta liga ?

Shootsgud : Sim, as equipas podem ter até 2 jogadores estrangeiros a participar.

 

Eu: Mesmo isto se tratando de uma liga, poderemos contar com uma grande final offline um pouco á semelhança de outras ligas ?

Shootsgud : Quanto a uma final offline, é algo que está em mente, mas só mais para a frente e dependendo do Prize Pool é que iremos estudar se será vantajoso para quem participa. Mas há essa possibilidade e locais para realizarmos isso.

 

Pedro Ferreira
Março 23, 2017
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *