No final do ano passado a Blizzard surpreendeu o mundo ao anunciar a Overwatch League. Uma competição a nível mundial com os melhores jogadores de cada cidade a competir pelo titulo de melhor do mundo. Com salários pagos e toda uma estrutura profissional em sua volta, este projecto promete. Infelizmente desde então pouco se tem ouvido falar sobre a competição, e mesmo com a insistência da produtora no seu projecto, nem uma equipa foi anunciada até agora. Isto , segundo um relatório da ESPN  ,deve-se ao elevado valor de entrada para a liga : mínimo 20 Milhões de Dólares.

 

O projecto da Blizzard é sem duvida bastante ambicioso, e embora ainda não tenha conseguido números de espectadores mais significativos, a verdade é que crescimento dos torneios de Overwatch têm acompanhado o seu crescimento no mundo dos jogos. No entanto, sendo o relatório da ESPN verdadeiro, os potenciais interessados a participar nesta liga não acreditam que o negocio que lhes é proposto seja lucrativo. Para além dos 20 Milhões (pelo menos), as equipas não terão direito a qualquer parte dos ganhos gerados pela liga até 2021. Para complicar ainda mais as coisas, segundo o relatório caso a equipa decida vender o seu lugar na liga, a Blizard terá direito a 25% desse valor. Tendo em conta que um lugar na League of Legends Championship Series foi supostamente vendido recentemente por 1,8 Milhões, os supostos termos do negocio são de facto difíceis de aceitar.

 

 

Overwatch é um jogo com um grande futuro da frente que já tem um presente bastante forte, e os rumores dizem que a Blizzard já tem estado a conversar com os investidores desde a ultima BlizzCon. E tudo parecia estar a andar bem até que se começou a falar de valores, o que as fontes deste relatório apontam para se ter dado a algumas semanas atrás. As indicações finais dessa publicação são que não só a Overwatch League está de facto em perigo de não vir a virar realidade, mas que garantidamente já não se iniciará na data prevista.


A Blizzard entretanto já reagiu dizendo o seu principal objectivo é criar um ecossistema de eSports excitante, cujo o pináculo será o Overwatch League. Como a criação deste ecossistema é algo bastante complexo e delicado, não iram divulgar todos os detalhes até ser mais oportuno. Afirmou ainda, sem negar os valores ou detalhes mencionados no relatório, que é sensato ponderar bem sobre informações obtidas com fontes não reveladas, sendo que se deve ter em conta que muitos usam a manipulação dos media como táctica de negociação ou competição .

Pedro Ferreira
Maio 13, 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *