Muitos de vocês devem estar-se a perguntar neste momento o que é que é Lawbreakers e porque é que está a ser comparado ao Overwatch no titulo deste artigo. Este FPS, embora tenha já mostrado uma grande qualidade nos seus closed aphas, não é ainda muito conhecido. Isto deve-se ao facto de ser obra da Boss Key, uma nova empresa quase desconhecida que foi criada por alguns veteranos que são grandes pesos pesados da industria de criação de jogos. Sendo que este é o seu primeiro jogo e ainda não se viu uma grande aposta na publicidade até agora.

A verdade é que apesar do jogo ser bastante diferente do Overwatch em termos de jogabilidade, sendo que Lawbreakers é mais parecido com Unreal Tournament, ambos os jogos são basicamente hero shooters . É normal portanto que existam comparações, principalmente quando nem Paladins nem Battleborn têm sido capazes de verdadeiramente desafiar a popularidade do rei dos hero shooters. É que enquanto LoL tem o Dota 2 , Fifa tem o PES , Battlefield tem o CoD , o Overwatch não tem nenhum grande concorrente.


Com o closed beta do Lawbreakers já à porta ( 16 a 19 deste mês) é normal que as pessoas comecem a voltar as suas atenções a esta pérola em potencial e se perguntar : Será que estamos a ver o aparecimento do jogo que vai matar o Overwatch ? Podem Lawbreaker e Overwatch co-existir no mesmo mercado ? Essa pergunta foi respondida por nem mais nem menos que o designer de Gears of War e de Lawbreakers,  Cliff Bleszinski :

” É a humanidade, meu ! Eu tenho lidado com isto a minha carreira inteira. A mente humana gosta de ligar padrões. É uma técnica de sobrevivência. É tipo “Oh, tas a ver aquele urso grande ali ? Ele comeu o meu amigo” E depois tu encontras um novo urso e tu tipo, ” Oh, meu Deus! Este urso urso vai me comer porque comeu o meu amigo”. As pessoas gostam de por as coisas em caixinhas arrumadinhas , ao ponto que levam isso longe demais”.

Bleszinski simplesmente não concorda com a comparação que os fans têm feito com Overwatch e até contou uma historia para ilustrar o seu ponto :

” Um dia desses, um miúdo qualquer esta a trolar o meu Instragram num fotografia qualquer que eu postei do meu cão. Uma das nossas personagens, Maverick e Tosska que têm Gatling Guns. Eles têm os jatpacks deles e podem criar bolsos de gravidade zero, e por ai fora. E então ele estava tipo “Oh, vocês têm uma rapariga com uma minigun, portanto vocês estão a clonar a D.Va” e tipo ” Vocês estão a lidar com uma menina Korena pequena num Mech enorme e cor de rosa que pode lançar o Mech dela e explodir”. Portanto uma rapariga e uma minigun quer dizer copiar Overwatch ? Certo. Okay. Tu estás a chegar lá, amigo.”

Bleszinski até se  mostrou contente com o sucesso de Overwatch porque acredita ser prova que o sucesso deste tipo de jogo é algo que se pode alcançar. Ele ainda disse que se Overwatch for a Coca-Cola, Lawbreakers não terá problema algum em ser a Pepsi . Mais ainda ele rejeitou totalmente o titulo de “Overwatch-Killer” dizendo que no momento em que te consideras que vais acabar com o jogo de topo do género, estás a admitir que esse jogo nunca vai morrer, usando Halo como exemplo disso. Ele reforçou que o objectivo não é matar mas sim co-existir com o Overwatch, pois afinal de contas existe espaço para dois ou três jogos de topo em cada género . Segundo ele as pessoas vão perceber melhor o jogo quando o experimentarem.

Pedro Ferreira
Março 13, 2017
Tags: , ,

1 comments on “Lawbreaker vs Overwatch : Será que os 2 podem co-existir ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *