Meta Athena é um nome que a maioria não conhece, ou melhor desconhecia até ao mais recente torneio da APEX Overwatch . Estar numa competição que conta apenas melhores equipas do mundo parecia o melhor que uma equipa como este grupo de estudantes Coreanos poderia alcançar. Todos diziam que estar neste palco já era um sonho para estes jovens , um conto de fadas. Mas este grupo de amigos ousaram ambicionar mais e decidiram que se a sua participação neste torneio iria ser um conto de fadas que fosse o da gata borralheira. Como que a Cinderela que ninguém lhe dava valor, poucos sabiam até que eles existiam até que como que por magia avançaram cada vez mais no torneio e fizeram nem mais nem menos que os EnvyUs sua vitima .

 

A verdade é que os Meta Athena, apesar da pouca idade, não só ainda não foram derrotados neste torneio como entraram para a curta lista de equipas foram capazes de vencer os EnvyUs desde que Overwatch surgiu . Muitos ainda se perguntam como é que isto é sequer possível. À primeira vista é uma questão de simplesmente ignorar a meta, ignorar a defesa, ignorar todas as tácticas convencionais e optar pela agressividade pura. Esta equipa entra em campo como se os pobres coitados dos seus adversários tivessem insultado a mãe deles e cada tiro não é apenas negócios, é pessoal mesmo. Chegam ao ponto de por vezes entrar com 3 snipers em jogo, o que normalmente deixaria a equipa muito frágil e incapaz de se defender como deve ser, mas quando se joga com a habilidade que eles jogam isso parece não importar.

Mas isto é apenas à primeira vista , porque existe muito mais nesta equipa do que apenas DPS. Não que não sejam mais agressivos que qualquer outra equipa na competição, ou tenham uma habilidade para eliminar adversários da qual até o Ezio teria inveja, pois têm . É no seu génio táctico que está o segredo da sua força. Conhecem bem como é que todas as tácticas tradicionais funcionam e inventam outras tácticas que favoreçam os seus pontos fortes e que fogem totalmente do que se espera que uma equipa a este nível faça. Isto deixa os adversários a terem que quase que deitar fora horas e horas a treinar como jogar contra as tácticas conhecidas e terem que improvisar na hora. Regra geral a reacção do adversário é a prevista e o campo fica totalmente inclinado para o lado dos Meta Athena, como foi o caso deste uso da Mei em Eichenwalde :

 

À primeira vista até parece que eles nunca jogaram no mapa antes e em pânico fizeram o que lhes veio a cabeça na altura. Mas esta pequena jogada levou facilmente a equipa para uma zona do mapa que normalmente só é usada no segundo ponto. Desta forma negaram todas as tácticas convencionais de defesa para o primeiro ponto. Os Afreeca Freecs reagiram da melhor forma que podiam, mas não só estavam que nem peixes fora de agua como tiveram que jogar nos termos que os Meta Athena queriam, bem perto e pessoal. É que apesar de adorarem utilizar todos os snipers do jogo de uma só vez esta equipa é particularmente letal no combate de curta distancia.
A equipa coreana por quem ninguém dava nada está neste momento a conquistar o mundo do Overwatch com uma aparente fúria descontrolada e uma verdadeira abordagem táctica puramente racional e genial. Avançaram já para a Semi-Final do torneio e quem não dava nada por eles ao inicio agora não tem duvida que são candidatos à vitoria.

Pedro Ferreira
Março 19, 2017
Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *