Chegou agora as características do ambicioso projecto da Microsoft, para fazer frente à PS4 Pro. Após o anúncio do ano passado na E3 que a Microsoft queria uma unidade de processamento gráfico com o poder de 6 teraflops de modo a correr jogos em 4k, fluidos, eis que chegam as características desta consola, e que consola!

É verdade,a Microsoft conseguiu o seu objectivo.

Esta consola foi construída para melhorar os jogos já existentes, ou seja, normalmente uma consola dispõe de vários atributos fantásticos aquando o seu lançamento e os jogos lançados a seguir tiram o maior proveito dessa consola. Com a Scorpio, o objectivo foi pegar em títulos já existentes e “aumentá-los” de modo a ter um maior grafismo possível com uma qualidade fantástica ( Claro que vai depender sempre dos desenvolvedores mas…) Mesmo que não se disponha de uma TV topo de gama, esta consola consegue transmitir uma qualidade fantástica de imagem aos utilizadores.

Mas, prosseguindo com as características desta consola, o que tem a Scorpio de diferente?

Bem,para começar tem uma unidade central de processamento com 8-core  customizados, clocked a 2.3GHz( o que faz que seja 30% mais rápida que a Xbox One) ; unidade de processamento gráfico que consiste em 4 unidades que fazem 1117MHz( que é 4.6 vezes mais poderosa que a  Xbox One e, já agora, 1.5 mais poderosa que a PS4 Pro) o que permite atingir os tais seis teraflops que tinham como objectivo. Tem também 12GB GDDR5 que antigamente estavam divididos em 5 / 3 (XBox One) e agora são 8GB dedicados ao gaming e 4 GB dedicados aos UI. Como podem ver tudo customizado para que se possa obter o melhor desempenho para usufruo do utilizador. Com tanto poder dentro de uma consola também o método de arrefecimento tem que ser especial(sim, customizado). Este é baseado no “vapour chamber”, similar aos que são usados na GTX 1080 e 1080 Ti.O que significa que o calor é dissipado para traz não sendo necessárias ventoinhas embutidas na parte de cima da consola.

A Scorpio também terá Memory Bandwidth de 326GB/s, Hard Drive de 1TB 2.5-inchUnidade óptica  4K UHD Blu-ray, e terá as mesmas Backports que a Xbox ONE S(que inclui, uma power port,HDMI IN e outra OUT, portas usb, portas ethernet e IR port)

E depois destas características todas, o que quer dizer? O que podemos esperar?

Bem, após testes feitos com o Forza6, com os mesmos gráficos que tem na Xbox One, demonstraram que conseguiam correr o jogo em 4K e com 60fps fluido eis que o conseguiram fazer(segundo a eurogamer). Claro que estamos a falar de um jogo exclusivo da Microsoft portanto não querendo levantar muitas duvidas não se sabe como será que corre com outros desenvolvedores de jogos mas o futuro logo o dirá.

Para além disso também quer dizer que a consola vai ser mais cara com tanta customização como é óbvio.

Quanto? Ainda não se sabe mas vamos esperar para ver como vai ser o futuro desta consola e como vai  a Sony PlayStation com a sua  PS4 Pro responder a este desafio,que aparentemente, o primeiro round já foi ganho por parte da Microdoft com esta fantástica consola.

Trim , Trim…pausa, e de seguida aguardamos o segundo assalto

Fonte : Eurogamer

 

Tiago Principe
Abril 7, 2017
Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *